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Promoções são ferramentas poderosas para chamar a atenção dos seus clientes e se diferenciar da concorrência

Ao criar ofertas especiais, é possível criar um senso de urgência e influenciar a escolha por determinados itens do seu cardápio.

Criar promoções é fundamental para atrair e fidelizar clientes no seu restaurante. Mas, para alcançar bons resultados, não basta oferecer descontos e ofertas especiais — é preciso ser estratégico e garantir uma boa margem de lucro.

Se esse é um dos seus desafios na gestão do seu restaurante, confira a seguir algumas dicas para desenvolver promoções mais eficazes e lucrativas!

Por que criar promoções no seu restaurante?

Promoções são ferramentas poderosas para chamar a atenção dos seus clientes e se diferenciar da concorrência. Afinal, todo mundo adora obter vantagens ao fazer uma compra, e isso vale também para as refeições em um restaurante.

Ao criar ofertas especiais, é possível criar um senso de urgência e influenciar a escolha por determinados itens do seu cardápio. Dessa forma, você consegue:

• Incentivar o cliente a experimentar novidades do menu;
• Movimentar itens do estoque que têm menor saída;
• Evitar perdas de insumos por prazo de validade vencido;
• Elevar as vendas dos itens mais lucrativos;
• Vender mais em períodos de baixa demanda;
• Aumentar o ticket médio e o faturamento.

Portanto, as promoções não só ajudam a atrair e fidelizar os clientes, como também são estratégicas para que o negócio tenha um bom desempenho.

Erros comuns ao criar promoções

Para obter todas as vantagens que citamos anteriormente, é necessário pensar de maneira estratégica, considerando os objetivos do negócio, as margens de lucro e o perfil do público, entre outros aspectos.

Ou seja: não basta apenas oferecer um desconto para conquistar mais clientes e aumentar as vendas, pois isso nem sempre será benéfico para o seu restaurante.

Uma promoção sem o devido planejamento pode gerar um pico de demanda que você não consegue atender, prejudicando a qualidade do serviço. Isso pode causar insatisfação nos clientes e afetar a imagem do seu negócio.

Além disso, vender mais não é sinônimo de lucrar mais. Se a promoção não for bem elaborada, você pode acabar tendo muito trabalho para gerar pouco resultado.

Esses problemas geralmente surgem quando a gestão:

• Não tem objetivos bem definidos
• Não faz um bom planejamento
• Não considera as preferências do público
• Não faz uma divulgação eficiente
• Não treina a equipe adequadamente

Para evitar esses erros, confira a seguir algumas dicas e saiba como criar promoções mais eficazes no seu restaurante!

Como criar promoções mais eficazes

Para alcançar bons resultados, é preciso construir boas ofertas, atrair os clientes e prestar um serviço de excelência. Siga as dicas abaixo para elaborar as promoções do seu restaurante!

Defina o objetivo da promoção

Como vimos anteriormente, as promoções podem contribuir para seu negócio atingir diversos objetivos, desde atrair novos clientes até aumentar o ticket médio e evitar perdas de estoque, por exemplo.

Para começar a definir suas ofertas, defina qual é seu principal objetivo. Também determine quais métricas você irá utilizar para avaliar os resultados.

Conheça o público-alvo

Uma promoção só será bem-sucedida se for vantajosa para seu público-alvo. Portanto, é importante conhecer as preferências e hábitos de consumo dos seus clientes para elaborar uma oferta realmente atrativa e eficiente.

Conhecer o seu público ajudará a definir o tipo de promoção (combos, descontos, pontos de fidelidade etc.), quais itens do cardápio farão parte da oferta, em que dias da semana ou período ela será válida, entre outros pontos.

Faça um bom planejamento

Planejamento é essencial para garantir que sua promoção seja sustentável financeiramente. Ele inclui elaborar a oferta, determinar o período de duração, calcular os custos envolvidos (insumos, mão de obra, divulgação) e avaliar a viabilidade financeira.

Além disso, nesse momento também é importante definir um cronograma de ações, listando todas as tarefas e estabelecendo as pessoas responsáveis. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar a execução das atividades.

Invista na divulgação

Mesmo as melhores promoções podem fracassar se não forem divulgadas de forma eficaz. Logo, elabore um plano de comunicação para divulgar sua oferta e alcançar seu público-alvo.

Campanhas de anúncios nas redes sociais são uma excelente forma de atingir mais pessoas, mas também considere outros canais online e offline, como divulgações pelo WhatsApp dos seus clientes ou distribuição de panfletos.

Treine sua equipe

Treine sua equipe para que todos estejam bem informados sobre as condições da promoção e possam tirar as dúvidas dos clientes. Além disso, reveja os processos e prepare seu time para lidar com um maior fluxo de clientes. Se necessário, contrate profissionais para dar apoio. Dessa maneira, você mantém a qualidade do serviço e os clientes satisfeitos.

Monitore e avalie os resultados

Acompanhe de perto o desempenho da promoção através de relatórios de vendas e faça ajustes se for preciso. Para isso, é importante contar com um sistema para restaurantes que facilite a análise dos dados.

Quando encerrar a promoção, confira quais foram os resultados alcançados e se os objetivos traçados foram atingidos.

Por fim, utilize as lições aprendidas para aperfeiçoar as futuras promoções e fazer novos testes. Dessa forma, você pode criar promoções cada vez mais eficazes e lucrativas, potencializando os resultados do seu negócio.

*Conteúdo produzido com informações do blog da EPOC.

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