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Para manter a qualidade do atendimento durante os horários de pico, um bom planejamento é essencial

Quando o estabelecimento não está preparado, a alta demanda pode comprometer a qualidade do atendimento e das refeições, além de prejudicar a experiência dos clientes.

Os horários de pico exigem muito preparo para garantir a qualidade do serviço e manter a satisfação dos clientes e a reputação do restaurante. Neste artigo, entenda quais são os principais desafios nos momentos de alta demanda e o que fazer para superá-los. Acompanhe!

Desafios dos horários de pico em restaurantes

Muitos restaurantes sofrem com os horários de pico, quando a quantidade de clientes é maior e atinge o máximo da capacidade de atendimento. Se, por um lado, ter a casa cheia é ótimo para o faturamento, por outro pode ser um grande desafio.

Quando o estabelecimento não está preparado, a alta demanda pode comprometer a qualidade do atendimento e das refeições, além de prejudicar a experiência dos clientes. Entre os problemas mais comuns estão:

Falta de pessoal e sobrecarga

Sem funcionários suficientes para atender a demanda, a equipe fica sobrecarregada. Além de afetar a produtividade, isso pode levar ao esgotamento e gerar conflitos no time. Como consequência, a rotatividade aumenta.

Queda na eficiência

Tanto na cozinha quanto no salão, é necessário fazer um planejamento prévio para prestar um bom atendimento ao cliente. Sem isso, a operação perde eficiência e o ambiente pode se tornar caótico, com falta de ingredientes, produção lenta e confusões nos pedidos.

Filas e aglomerações

Se o atendimento durante os horários de pico não for ágil o suficiente, pode ocorrer formação de filas e aglomerações de clientes aguardando - na entrada, na balança, na mesa e no caixa. Assim, a rotatividade das mesas é muito baixa, e o tempo de espera elevado, proporcionando uma má experiência.

Tudo isso gera insatisfação nos clientes e, se for uma situação recorrente, pode afetar negativamente a imagem do restaurante. Por isso, se o seu estabelecimento enfrenta horários de pico com frequência, é fundamental estar preparado para suprir essa demanda e manter a qualidade do atendimento. Confira a seguir algumas dicas!

Como manter a qualidade no atendimento

Para manter a qualidade do atendimento durante os horários de pico, um bom planejamento é essencial. Isso envolve desde a definição de processos, até o treinamento da equipe e a escolha de um sistema eficiente. Saiba mais abaixo:

Previsibilidade de demanda

Analisando os dados históricos do seu restaurante, é possível prever a demanda e entender em quais dias da semana e horários o movimento é maior. Os melhores sistemas para restaurantes do mercado apresentam esses dados de maneira simples e com grande precisão. Com isso, o planejamento é muito mais fácil e eficaz, pois dificilmente você terá surpresas.

Dimensionamento correto da equipe

Fazer o dimensionamento correto da equipe é muito importante para manter a qualidade do atendimento. Você pode ter funcionários fixos e contratar freelancers apenas para os horários e dias com maior demanda. Assim, além de economizar com a mão de obra, você não fica com funcionários ociosos em momentos de baixo movimento.

Se não quiser trabalhar com freelancers, uma outra alternativa é adotar tecnologias de autoatendimento, como cardápio digital e totens de autoatendimento. Elas permitem agilizar o serviço mesmo com uma equipe reduzida.

Processos bem definidos

A eficiência da sua operação depende de processos bem definidos. Nos horários de pico, isso é ainda mais importante, pois garante que todos saibam exatamente o que fazer, mesmo sob pressão.

Faça uma análise para identificar os pontos críticos da sua operação, que merecem maior atenção quando o movimento está alto. Depois, estabeleça quais os procedimentos padrão, o fluxo de atendimento e as funções de cada membro da equipe.

Treinamento da equipe

Com os processos bem definidos, o próximo passo é treinar a equipe para executá-los com eficiência. Capacite seus funcionários para lidar com o estresse dos horários de pico.

Além de dar instruções sobre o fluxo de trabalho e procedimentos que devem ser realizados, também inclua formações sobre resolução de problemas, técnicas de atendimento e trabalho em equipe.

Sistema eficiente

Para manter a qualidade do atendimento mesmo em horários de pico, utilize um sistema para restaurante eficiente, que automatize os processos e proporcione mais agilidade desde a tomada de pedidos até o pagamento. Com um PDV na maquininha de cartão, por exemplo, seus garçons têm mais mobilidade para realizar os pedidos e receber os pagamentos.

Por fim, investir em um sistema estável, que não apresenta lentidão e quedas quando a demanda aumenta, é essencial para manter o fluxo de atendimento e evitar todos os problemas que citamos anteriormente.

Gerenciar um restaurante em horários de pico pode ser desafiador, mas com planejamento, preparo prévio e tecnologias adequadas, é possível manter a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos clientes. Assim, a alta demanda será sempre bem-vinda, pois é um sinal de que seu negócio está no caminho certo.

*Conteúdo feito com informações do blog da EPOC.

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