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Os pedidos de comida em restaurantes da região Sudeste seguem na rotina de parte dos trabalhadores: 65% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos durante a pandemia

Segundo a pesquisa,os pedidos de comida em restaurantes seguem na rotina de parte dos trabalhadores: 65% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos durante a pandemia, mesmo que não diariamente. Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, com mil respondentes revelou mudanças nos hábitos alimentares dos trabalhadores da região Sudeste após um ano do início da pandemia. Uma das principais alterações, mencionada por 86% dos respondentes, foi o aumento dos gastos mensais com a alimentação.

Desse total, 23% revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal com a compra de mantimentos, enquanto 27.5% disseram que sentiram um aumento de 10 a 30%, e 28% observaram uma alta de 30 a 50%. Cerca de 10% dos participantes disseram que o gasto continua igual e apenas 3% revelaram que ele diminuiu.

“O trabalho remoto ainda é privilégio de uma pequena parcela dos trabalhadores brasileiros, mas não podemos ignorar as novas necessidades dos que tiveram sua rotina modificada. O aumento no volume de compras de mantimentos é uma delas”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

Sobre a frequência com que realizam compras no mercado (ou quitandas, açougues, peixarias, supermercados, sacolão, entre outros), 41% responderam que vão pelo menos uma vez por semana ao estabelecimento, 21% duas vezes ao mês e 17% frequentam três ou mais vezes por semana.

O uso do cartão alimentação se destaca entre as formas de pagamento nesses estabelecimentos, com 56% de utilização em pagamentos presenciais e 10% em pagamentos online. Os cartões de crédito e débito são usados em 30% e 27% das vezes, respectivamente. Já o dinheiro é a preferência em 9.5% das compras feitas pelos entrevistados.

Já os pedidos de comida em restaurantes seguem na rotina de parte dos trabalhadores: 65% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos durante a pandemia, mesmo que não diariamente. Quando pedem as refeições em restaurantes, a forma de pagamento mais utilizada, segundo 41% das pessoas, é o cartão refeição para pagamento manual.

Já 27% preferem utilizar o cartão de crédito, 23% o cartão refeição para pagamento online, 27% recorrem ao cartão de débito e 11% utilizam dinheiro em espécie.

“A pandemia mudou os hábitos de refeição dos trabalhadores brasileiros, mas os benefícios de alimentação e refeição continuam sendo fundamentais para 69% dos respondentes, que afirmaram que os benefícios oferecidos pela empresa neste cenário contribuem para o aumento de seu poder de compra durante a pandemia”, finaliza Gomes.

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