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O evento é sempre palco para que as empresas apresentem inovações tecnológicas e tendências para o setor de bares e restaurantes; cinco dessas novidades já podem entrar na rotina do seu negócio

Por José Eduardo Camargo

Nesta ediçãp, o evento destacou inovações tecnológicas e recursos de inteligência artificial. Foto: José Eduardo Camargo

Realizada em Nova York em janeiro, a NRF Retail's Big Show 2024 teve um clima diferente, graças ao tema que dominou as conversas, apresentações, demonstrações: a inteligência artificial (I.A.). Para se ter uma ideia, a programação oficial trouxe mais de 200 palestras (sem contar as inúmeras apresentações que ocorrem nos estandes das empresas). Destas, 25% tinham IA no nome. Fora outras que também abordavam o tema sob a ótica da inovação, da gestão, do marketing.

O conselheiro da Abrasel e co-fundador do Open Delivery, Célio Salles, destaca no entanto que a inovação não pode se desconectar das necessidades e recursos das empresas: “Deve-se focar na essência do negócio, o custo de inovação está muito alto e os retornos têm que se transformar em algo mais rápido. Por isso, essencial as empresas orientarem a inovação para as áreas de seu domínio, para suas áreas de fortaleza, o que reduz os ciclos e aumenta o retorno deste investimento".

"Este esforço de inovação deveria estar orientado para busca de eficiência, para reduzir custos e simplificar processos. A inovação para baixar custo é prioridade absoluta. Reduzindo processos e simplificando. E a inteligência artificial tem um poder enorme para isso”, completa.

A pedido da Bares&Restaurantes, Célio Salles destaca cinco áreas que terão impacto imediato na vida dos estabelecimentos, baseadas em IA ou não, com base no que ele viu na NRF. São ideias práticas que você pode implementar em seu estabelecimento para otimizar operações, melhorar a experiência do cliente e impulsionar os lucros.

Inteligência artifical para gestão de cardápios

A inteligência artificial já não é uma tecnologia distante. Um exemplo prático é a degravação de voz e síntese de textos para atualizar fichas técnicas de pratos.

Célio Salles fala de um exemplo prático: “Nosso colega Matheus Mason, de Campinas (SP), precisava atualizar as fichas técnicas dos seus pratos de cardápio. Para simplificar, pediu para o pessoal da cozinha descrever como eram preparados os pratos e as quantidades dos insumos envolvidas. Gravando estas informações, remeteu para um recurso disponível via WhatsApp de degravação que transformou aquele áudio em texto."

"Na sequência, utilizou este texto enviando para que ele resumisse e transformasse em formato de ficha técnica com pontos de atenção. Esse processo funcionou perfeitamente”, explica.

Foco em inovações para redução de custos

Diante dos altos custos de inovação, a prioridade deve ser buscar eficiência, reduzir custos e simplificar processos. Ferramentas simples de software que permitem a cotação semiautomática de preços com fornecedores por meio do WhatsApp são um exemplo de inovação voltada para a redução de custos no setor de alimentos e bebidas.

Estímulo à criação de conteúdo por clientes

Incentivar os clientes a opinar nas redes sociais pode ser uma estratégia de marketing poderosa e econômica.

Segundo Célio Salles, a estratégia não é nova, mas ganha mais potência com os novos recursos à disposição: "Estimular os clientes a compartilhar suas próprias experiências – positivas, é claro - nas redes sociais é uma estratégia poderosa. Oferecer incentivos simples, como uma sobremesa grátis por uma postagem positiva, pode amplificar o alcance e a visibilidade do restaurante."

"É importante, no entanto, monitorar as postagens para garantir que elas contribuam para a imagem do estabelecimento, e a IA generativa pode ajudar muito neste processo", completa ele.

Aproveitamento de mídia no restaurante

Ampliar as oportunidades de mídia dentro do restaurante é uma forma de gerar receitas adicionais. Além das tradicionais toalhas e bandejas com publicidade, considere parcerias com fornecedores para exposição de produtos ou serviços, como imobiliárias ou supermercados, que podem levar a vendas cruzadas por meio de links em aplicativos ou mídias sociais.

Adoção de tecnologias baseadas em Android

A plataforma Android está ganhando espaço nos softwares de gestão para restaurantes devido à sua simplicidade e custo-benefício. Equipamentos que suportam pagamento por aproximação e soluções como Smart POS (PDVs inteligentes) estão se tornando mais acessíveis, facilitando transações e melhorando a experiência do cliente. No Brasil, o Android é o sistema operacional de quatro em cada cinco celulares vendidos.

Segundo Célio Salles, “o sistema operacional Android se consolidou como uma ferramenta gratuita, simples e de operação de softwares totalmente em nuvem, que permite que os equipamentos sejam mais práticos e mais baratos, sem grandes custos de implantação e manutenção – é uma tendência à qual toda empresa deveria estar atenta.

A NRF 2024 também destacou a importância da zona de inovação em serviços de alimentação, apresentando mais de 50 empresas que exibiram tecnologias avançadas para o setor. A integração de cozinhas conectadas e a utilização de robótica no processo de preparação de alimentos foram alguns dos destaques.

Além disso, a tecnologia de drive-thru está sendo aprimorada com sistemas avançados de pedidos e serviços de tradução de idiomas, melhorando a precisão dos pedidos e reduzindo os tempos de espera, o que é essencial em um ambiente de varejo acelerado.

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