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Em palestra realizada na Abrasel em Minas Gerais, palestrante Marcos Reis fala sobre como desenvolver um plano de ação eficaz para seu restaurante

Por Guilherme Paixão

“É vital que o empresário saiba qual foi o faturamento dele com bebidas, alimentos, quais são seus gastos. Este tipo de detalhamento influencia diretamente no resultado de lucro no fim do ano”, destacou Marcos Reis.

“Até mesmo não dar feedback é uma comunicação”. Assim Marcos Reis, co-fundador e palestrante da MaxUp Consultoria, destacou a importância de criar uma cultura organizacional em seu restaurante. Em treinamento realizado pela Abrasel em Minas Gerais na última terça-feira (14), Marcos abordou também diversos pontos para um plano de ação eficiente que gere resultados no faturamento de seu estabelecimento.

“É vital que o empresário saiba qual foi o faturamento dele com bebidas, alimentos, quais são seus gastos. Este tipo de detalhamento influencia diretamente no resultado de lucro no fim do ano”, destacou Marcos Reis. “É importante até para traçar os planos em curto, médio e longo prazo”, completa.

Ao citar o atual panorama do setor, Marcos ressaltou pontos como a precificação do cardápio, planejamento prévio de datas de oportunidades em restaurantes (dia das mães, dia dos namorados, entre outros) e formas de reduzir o gasto médio com o CMV (custo da mercadoria vendida, que atualmente consome 33% na média do faturamento dos empresários).

Outra questão levantada durante a palestra, foi a relação junto aos colaboradores da empresa. “A grande maioria dos funcionários que pedem demissão é em razão de problemas com a liderança direta”, disse Marcos. Portanto, para ele é primordial definir a ambição da empresa, os valores, objetivos, perfil de clientes, entre outras questões para gerar sinergia na equipe.

Por fim, foi abordada a relevância de desenvolver os objetivos estratégicos do estabelecimento. Como se deve posicionar perante os clientes, como lidar com as partes interessadas do negócio (fornecedores, sócios) e quais processos desenvolver para evolução da empresa. Afinal, desta forma existirá um alinhamento em direção às metas e um direcionamento em relação às diretrizes do restaurante.

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