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O Perfil da Empresa no Google e o Tripadvisor são posicionamentos estratégicos da presença digital e ajudam a fortalecer bares e restaurantes

Por Flávia Madureira

Além de fortalecer o relacionamento com clientes frequentes, é possível alcançar e atrair novos públicos por meio da presença digital. Foto: Midjourney

A presença digital é um recurso capaz de fazer uma grande diferença para negócios do setor de alimentação fora do lar. A conexão em massa cada vez mais forte torna o ambiente virtual uma vitrine para bares e restaurantes e um meio de relacionamento com o cliente.

Tornar dados básicos sobre o negócio, como endereço e horário de funcionamento, acessíveis ao público pela internet permite que mais pessoas descubram o estabelecimento. Assim, surgem novos potenciais clientes que podem ser captados e fidelizados.

O primeiro passo, portanto, é ser visto. O Google é a principal ferramenta de pesquisa usada no país e por isso a presença nessa plataforma é muito importante. Um site que também pode ser estratégico para o bar ou restaurante é o Tripadvisor, que fornece informações e indicações relacionadas ao turismo.

Ele inclui diversas informações de bares e restaurantes e um fórum em que os clientes comentam sua experiência. Para aproveitar os benefícios que essas plataformas podem oferecer ao seu negócio, veja como cadastrá-lo em cada uma:

Página da Empresa no Google

Antigo Google Meu Negócio, a Página da Empresa é um recurso gratuito que destaca informações essenciais e personalizáveis sobre o bar ou restaurante. Ela permite que você receba pedidos para entrega e retirada e que os clientes façam reservas.

Também é possível adicionar o cardápio com imagens para que as pessoas conheçam os melhores pratos e colocar mais informações, como os horários de funcionamento e contato.

A Página da Empresa também é vinculada ao Google Maps, o que permite ao cliente encontrar de forma prática e fácil o local do estabelecimento.

Para fazer o cadastro no site pelo computador, basta fazer login no G-mail e no Google Maps e seguir as seguintes etapas:

1. Adicione sua empresa pelo Google Maps

Você pode adicionar sua empresa de três maneiras:

• Digite seu endereço na barra de pesquisa. À esquerda, no Perfil da Empresa, clique em Adicione sua empresa;
• Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa. Depois, clique em Adicione sua empresa;
• No canto superior esquerdo, clique no menu e em Adicione sua empresa;
• Siga as instruções exibidas na tela para concluir a inscrição no Perfil da Empresa.

2. Verifique o Perfil

É possível fazer a verificação por telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. A revisão do Google sobre a verificação pode levar até sete dias úteis.

3. Gerencie as principais informações comerciais do seu restaurante

• Adicione ou edite o endereço comercial;
• Adicione o número de telefone;
• Gerencie links de mídias sociais;
• Gerenciar links de mídias sociais;
• Defina os horários de funcionamento

4. Gerencie os detalhes

• A opção “Mais” no menu de Informações Comerciais permite acrescentar atributos do estabelecimento, como a disponibilidade de mesas ao ar livre e acesso ao wi-fi;
• Monte o cardápio com imagens dos pratos que sejam atrativas e tenham boa resolução;
• Acrescente fotos do espaço do restaurante e que ilustrem a experiência oferecida aos clientes;

Também é possível habilitar a realização de pedidos e reservas e ativar um chat para que os clientes interajam e tirem suas dúvidas diretamente. Ao acrescentar imagens, verifique se elas estão de acordo as diretrizes da plataforma.

Tripadvisor

Especializado em indicações de hotéis, atividades turísticas e restaurantes, o site é uma boa oportunidade para divulgar o seu negócio. As páginas de restaurantes no Tripadvisor são visitadas diariamente por 2,5 milhões de pessoas.

Para cadastrá-lo, é preciso cumprir alguns critérios:

• Deve servir alimentos preparados;
• Ser aberto ao público (não pode exigir assinatura);
• Abrir em horários programados regularmente;
• Estar aberto por pelo menos 12 semanas consecutivas por ano;
• Deve ser estacionário e manter um local permanente, mas pode entregar para várias cidades/municípios (food trucks podem ser listados, desde que seus horários e locais estejam publicados online)

É possível listar o bar ou restaurante de forma gratuita no site, mas ele também oferece planos mais completos por assinatura. Dentre os recursos gratuitos, é possível atualizar as informações do negócio, carregar fotos, responder avaliações de clientes, analisar como o seu perfil está se saindo e acessar ferramentas de marketing.

Antes de se cadastrar, é importante verificar se algum cliente já não inseriu o estabelecimento no site para recomendá-lo. Se sim, é possível se identificar como representante do negócio e administrar a página mediante comprovação.

Para solicitar a criação de um perfil, é preciso informar alguns dados da empresa, que ajudam o site a checar se ela atende aos critérios e definir a categoria adequada. No formulário, é importante acrescentar seu nome, vínculo com o estabelecimento e e-mail.

O Tripadvisor usa informações do site do restaurante ou de parceiros para verificações, então é importante que as informações sejam compatíveis. Após inserir o nome comercial e endereço no formulário, é possível ajustar o marcador no mapa, acrescentar o site oficial, telefone e detalhes como:

• A categoria do local (tradicional, café ou fast-food);
• Tipo de culinária;
• Faixa de preço;
• Serviços especiais

Finalize com fotos no formato .jpg (neste campo, imagens da logo não são aceitas) e uma descrição curta do estabelecimento, que ficará visível aos usuários do site. Ela deve ser escrita em português e não pode conter códigos HTML, telefones, sites, e-mails ou texto em caixa alta.

Ao conferir os dados e enviar o formulário, o tempo médio de retorno do Tripadvisor é de cinco dias úteis.

Ao marcar presença em plataformas que são referência de busca de bares e restaurantes pelo consumidor final, abre-se margem para que eles possam encontrar o negócio com mais facilidade e se tornarem clientes. Essa conversão pode se estender também à fidelização de novos públicos, a partir da oferta de uma boa experiência.

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