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Uma perspectiva interna da Papila Deli mostra porque a empresa teve um avanço tão significativo em tão pouco tempo

Por Flávia Madureira

Da esquerda para a direita: Lucas Rossi (sócio e CEO) e Antonio Mendes, Bruno Kormes e Alex Lewkowicz (fundadores da Papila Deli). Foto: Divulgação

No contexto pós-pandemia e considerando as demandas da atualidade em relação a uma alimentação saudável e de baixo impacto ambiental, as foodtechs têm conquistado um amplo espaço no mercado da alimentação. A Papila Deli é uma delas, e tem registrado um crescimento exponencial desde o seu lançamento em 2019.

Fundada pelos sócios Alex Lewkowicz, Antonio Mendes e Bruno Kormes, a empresa transmite ousadia desde a sua origem na proposta de revolucionar o mercado do delivery. Como ele apresentava problemas associados à experiência do cliente em si, houve a identificação dessa oportunidade de mercado e a vontade de apresentar uma solução digital inovadora.

A ideia era entregar qualidade, praticidade e agilidade ao cliente com atuação baseada no modelo dark kitchen. Bruno conta que o capital disponível para o investimento inicial era limitado e a primeira locação tinha apenas 180 metros quadrados.

A inserção da empresa no mercado ocorreu com foco em poke, iguaria asiática que representava um nicho ainda pouco explorado. Essa escolha foi estratégica pela distribuição da produtividade ao longo da semana e por combinar as expertises de Antônio, que havia trabalhado com culinária oriental como chef, e Alex, que tinha tido um restaurante japonês.

Com a eficiência das vendas, logo foi possível expandir o negócio para duas novas vertentes: o Papila Fresh, focado em saladas, que mais tarde incorporou grelhados e wraps, e o Papila Wok, uma outra faceta da culinária asiática.

“Apesar do início com o poke, a ideia da Papila sempre foi ser uma coleção de marcas de gastronomia”, conta Bruno. Após um ano e meio de operação, Lucas Rossi se juntou ao grupo de sócios e é hoje CEO da marca.

Neste período, a demanda já ultrapassava a capacidade de produção e entrega, o que Lucas classifica como “um bom problema, mas ainda assim um problema” . Houve então um processo de expansão e hoje a Papila Deli conta com 4 unidades em São Paulo, além de possuir a maior cozinha de dark kitchen da capital, tratando-se de marca própria.

Já existe também um projeto de levar a empresa a outras capitais brasileiras a partir do ano de 2024.

Em relação à pandemia, os sócios contam que ter os processos já definidos foi de grande ajuda. A empresa já estava “pronta”, com uma estrutura sólida e um estoque de embalagens.

Outros aspectos que apoiaram bastante nesse momento foram o que se mostra como um tripé para toda a operação:

  • • O foco na qualidade em cada aspecto: nos processos dos pratos, nas embalagens e no serviço
  • • A agilidade como meta em cada etapa da operação
  • • E uma precificação que fosse justa

Ao serem questionados sobre quais seriam as razões por trás do sucesso da Papila Deli, que já acumula mais de 75 mil pedidos mensais, os sócios consentem em um elemento principal: as pessoas. São elas que movimentam a marca, e por essa razão se encontram no centro da operação.

A consolidação da cultura organizacional na Papila Deli ocorreu com uma pesquisa que contemplou funcionários de todas as hierarquias, sobre sua percepção de quais seriam os pilares da cultura da empresa. Ela hoje define cada ação realizada no negócio, com focos interno e externo.

Ainda sobre a valorização da equipe, há um programa de bônus para funcionários que gera a perspectiva de recebimento de até 60% a mais do salário no trimestre, que mantém a equipe mais motivada e culmina em uma taxa de turnover (rotatividade de pessoal) de 3,59%, muito abaixo da média do mercado.

E além disso, a equipe é influenciada pela busca excelência como padrão diário, o que reflete a preocupação da empresa com a qualidade em seus processos. É feito um monitoramento de indicadores de desperdício, notas nas plataformas e tempo de entrega para que esse padrão seja alcançado.

Outros aspectos a que se atribuem os impressionantes resultados da empresa, que teve um crescimento de 50 vezes nas vendas de 2020 a 2023 e hoje conta com 300 funcionários, estão atrelados à identidade do negócio, pesquisa de mercado e ações de marketing.

É realizada uma pesquisa com os top buyers, os principais clientes da marca, para mensurar a satisfação em relação ao serviço e aos produtos que já fazem parte do cardápio ou que ainda serão lançados. O grupo de controle, de 50 pessoas, é renovado a cada trimestre.

A pesquisa de satisfação realizada diretamente com os clientes fortalece o relacionamento da marca com o público. Foto: Divulgação

Toda essa estrutura de comunicação e parceria com os clientes é um diferencial importante para a Papila Deli, que tem a consistência como um objetivo em todas as suas ações.

E por se tratar de uma marca 100% digital, é utilizada uma estratégia de ativação 360, que consiste no investimento em marketing multi plataformas, incluindo ações com influencers. Essa proposta do digital também tem a missão de ressignificar o delivery, que deixa de ser um aspecto comumente secundário em restaurantes para se tornar a estrela do negócio.

Assim, o negócio ganha força pela qualidade e pela relevância no ambiente digital. Além da presença no iFood e Rappi, a empresa tem um marketplace próprio e ainda atua presencialmente nas praças de alimentação de festivais na cidade de São Paulo.

Com boas perspectivas para o futuro, a Papila Deli volta a ousar ao aplicar a meta de 1 milhão de pedidos para o ano de 2023.

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