Está na dúvida entre antecipar os recebíveis ou pegar um empréstimo? Confira os prós e contras.
A antecipação de recebíveis vem se tornando uma modalidade de crédito cada vez mais popular no Brasil. De acordo com a pesquisa Uso da Maquininha 2021, realizada pelo Sebrae, 45% dos empreendedores antecipam o recebimento do saldo das maquininhas constantemente.
Contudo, essa ferramenta financeira demanda cautela e muito planejamento. Se você não tomar cuidado, as taxas e descontos podem comprometer as finanças da sua empresa e causar danos irreparáveis.
Entenda a diferença entre empréstimo e antecipação, vantagens e desvantagens e, no fim, conheça uma alternativa que pode ser ainda melhor para o seu negócio.
Quem pode fazer a antecipação de recebíveis?
Sabe quando um cliente compra um produto e parcela o pagamento em cinco vezes? Isto significa que a empresa vendedora pode ficar até doze, ou até dezoito meses sem receber aquele valor integral.
Durante esses meses, as contas continuam chegando, os funcionários precisam receber o salário e o estoque não pode ficar parado.
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que possibilita embolsar essa quantia antes, permitindo que os pagamentos com prazos mais curtos sejam realizados.
A modalidade de crédito pode parecer boa, mas deve ser utilizada apenas em situações emergenciais, a fim de evitar o acúmulo de dívidas e o aumento de juros em pagamentos.
Na teoria, todos os tipos de empresas que têm uma maquininha, independentemente do tamanho e do setor, podem realizar a antecipação de recebíveis. O único requisito é ter um dinheiro a receber no futuro, como por vendas no cartão de crédito à vista ou parceladas.
O que você precisa saber antes da antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis pode ser uma boa saída para os cenários de dificuldade, mas se engana quem pensa que é a melhor solução. Antes de seguir esse caminho, é importante compreender alguns pontos:
O risco de inadimplência da antecipação de recebíveis é baixo. Por isso, as taxas e descontos costumam ser menores do que outros tipos de empréstimo e modalidades de crédito geralmente disponíveis para os varejistas.
No entanto, esses descontos cobrados na antecipação de recebíveis ainda assim comprometem bastante o valor total que seria recebido. Em outras palavras, você perde uma porcentagem daquilo que ganhou, uma perda direto nas suas vendas.
Esse é um crédito relativamente mais fácil e menos burocrático de contratar do que outras opções de financiamento e empréstimos. Porém, a empresa deixa de contar com recursos que chegariam no futuro.
Portanto, é necessário ter uma estratégia financeira que considere o fluxo de caixa, e o dinheiro das antecipações não pode fazer parte deste planejamento.
A empresa consegue cumprir com as obrigações financeiras urgentes, mas depender recorrentemente das antecipações é o equivalente a depender do cheque especial constantemente - vai te custar caro e o banco ou maquininha vão ganhar dinheiro, mesmo que você não esteja conseguindo tirar seu lucro.
Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?
A diferença entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo é, basicamente, a instituição que é a "dona" do dinheiro em questão.
No caso de empréstimos, o empreendedor pede à instituição financeira um dinheiro que não pertence, de fato, a sua empresa.
Já na antecipação de recebíveis, aquele valor já pertence ao seu negócio, mesmo que ele não esteja no caixa da companhia naquele momento.
Como o credor conta com uma garantia sólida de pagamento, o risco de inadimplência é muito menor. Essa segurança diminui os riscos envolvidos e, por consequência, o valor das taxas e descontos cobrados da empresa.
Enquanto isso, os empréstimos tradicionalmente são mais caros e têm um processo bem mais complexo de aprovação, pois passam por uma série de burocracias e avaliações de risco.
Uma solução melhor que antecipação de recebíveis e empréstimo?
Do outro lado desse mar de taxas e descontos, existe uma alternativa que transforma esses recebíveis previstos para o futuro em dinheiro no presente.
Em meados de 2021, o Banco Central definiu que todas as transações realizadas com cartão de crédito e débito precisavam ser registradas em uma espécie de cartório digital de recebíveis.
Naquele momento, a Marvin nasceu e revolucionou o mercado de recebíveis, tornando possível que o empreendedor utilize os recebíveis para realizar pagamentos direto para fornecedores e indústrias.
Em outras palavras, a Marvin intermedia a transação entre empresários e fornecedores, dando a garantia de que o processo será seguro para ambos os lados.
Isso faz com que estabelecimentos comerciais não precisem pagar nenhum centavo com taxas de antecipação para realizar esse processo.
Ou seja, basta efetuar um cadastro na plataforma 100% gratuita para ter controle sobre o saldo de todas as suas maquininhas em um único lugar e conseguir pagar compras com o saldo a receber delas.
Traga mais fôlego ao seu fluxo de caixa com mais economia, segurança e praticidade! #PagaComMarvin
Para se cadastrar na Marvin, é simples. É só clicar aqui: Onboarding - marvin.
Boas vendas!